quinta-feira, 8 de julho de 2010

Aulas de Educação Física

A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DO JOGO.

É muito comum ouvirmos dizer que “os jogos não servem para nada e não têm significação alguma dentro das escolas, a não ser na cadeira de educação física”. Tal opinião está muito ligada a pressupostos da pedagogia tradicional, que exclui o lúdico de qualquer atividade séria ou formal.
Conduzir a criança à busca, ao domínio de um conhecimento mais abstrato misturando habilmente uma parcela de esforço com uma leve dose de brincadeiras transforma o trabalho, o aprendizado num jogo, bem sucedido, momento em que a criança mergulha profundamente sem se dar conta disso.
É preciso não esquecer que o objetivo da escola é transmitir o conhecimento historicamente acumulado e é por isso que fazemos constantemente uso da reflexão ,inteligência , adaptações e a capacidade de solucionar problemas, não medindo para tanto o esforço ,prazer, instrução e diversão para uma educação que será sinônimo de vida, educação para a vida.
Pensando nisso os professores de Educação Física: Fabricia, Fábio e Marcelo planejaram uma aula bem divertida e dinamica para os alunos do ensino fundamental vespertino, onde os alunos puderam jogar em grupo. Durante a aula os professores exploraram:
-Motivação;
- Estimulo a curiosidade;
- Expressão pessoal;
- Raciocinio lógico;
- Coordenação motora;
- Identificação de cores,
- Concentração;
- Cooperação;
- Saber trabalhar em grupo respeitando as diferenças.

Um comentário:

  1. Olá colegas,

    Quero parabenizá-los pelo blog e por esta reportagem...continuem assim.

    Abraço

    Prof. Rodrigo Mateus Farias

    Visite meu blog: www.fessorrodrigo.blogspot.com

    ResponderExcluir