segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009



DEZ MOTIVOS PARA O BRASILEIRO APRENDER ESPANHOL


1. Língua mundial– O espanhol é uma das mais importantes línguas mundiais da atualidade. É a segunda língua nativa mais falada do mundo.

2. Língua oficial de muitos países – O espanhol é a língua oficial de 21 países. São eles: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Republica Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela.

3. Importância internacional – O espanhol é, depois do inglês, a segunda língua mundial como veículo de comunicação internacional, especialmente no comércio, e a terceira língua internacional de política, diplomacia, economia e cultura, depois do inglês e do francês.

4. Muito popular como segunda língua – Aproximadamente 100 milhões de pessoas falam espanhol como segunda língua. Nos Estados Unidos e Canadá, o espanhol é a língua estrangeira mais popular, a mais ensinada nas universidades e nas escolas primárias e secundárias.

5. O Mercosul – Pela primeira vez na sua história, a América Latina está não somente vivenciando um dos mais altos graus de crescimento econômico, tecnológico e industrial, como celebra também o primeiro acordo comercial de âmbito continental. O Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai [...] O espanhol é a língua oficial de três desses países e desempenhará um papel de suma importância para qualquer indivíduo ou companhia que queira ter acesso ao maior mercado da América do Sul. Se quisermos comprar algo dos nossos vizinhos sul-americanos, podemos certamente usar o português. Porém, se quisermos que eles comprem os nossos produtos, teremos que falar a língua deles.

6. Língua dos nossos vizinhos – Todos os países que fazem fronteiras com o Brasil têm o espanhol como língua oficial, com exceção apenas da Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Isso é importante não somente do ponto de vista econômico e comercial [...] como também cultural e até pessoal [...]. Afinal de contas, somos todos latinos, ibero-americanos [...] o simples fato de países como o Chile e a Colômbia terem na sua literatura alguns dos melhores escritores que o mundo já produziu, muitos deles ganhadores do Prêmio Nobel de literatura – tais como Gabriel Mistral, Pablo Neruda e Gabriel García Márquez, entre outros – já seriam suficientes para termos interesse em aprender a língua em que suas obras foram escritas.

7. Turismo:
a. Viagens para a Espanha ou Hispano-América – Um conhecimento razoável de espanhol fará uma grande diferença em qualquer viagem que um brasileiro faça a um país de língua espanhola.
b. Viagens de turistas hispanófonos ao Brasil – Com respeito à industria do turismo, não devemos esquecer que a mesma representa uma via de mão dupla. [...]. No Brasil, poderemos recepcionar com mais eficiência, urbanidade e calor humano os visitantes espanhóis e hispano-americanos se pudermos nos comunicar em sua língua. [...] O papel do espanhol na indústria turística brasileira atual é fundamental, tanto do ponto de vista [...] da economia [...] como uma dos principais instrumentos no estabelecimento de uma base de clientes fiéis entre os visitantes de língua espanhola.

8. Importância nos EUA – Nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, aproximadamente 13% da população fala espanhol como primeira língua. [...] Se os homens e mulheres de negócios brasileiros quiserem participar desse enorme mercado, fazendo circular nele produtos oriundos do Brasil, terão não somente que ter algum conhecimento de inglês, mas também um bom domínio de espanhol.

9. O português e o espanhol são línguas-irmãs – Pelo fato de derivarem da mesma língua, o latim vulgar, o português e o espanhol têm muito em comum [...]. Essa familiaridade ajuda muito na aprendizagem do espanhol por parte dos falantes do português brasileiro.

10. Beleza e romance – O espanhol é uma das línguas mais bonitas, melodiosas e românticasque o mundo já teve a felicidade de ouvir.

Enfim, aprender espanhol deve ser um encontro que permita acrescentar, enriquecer, modificar e diversificar, pois o espanhol, nesse mundo atual, converte em um precioso passaporte para conhecer uma variedade cultural incontestável, e é lógico que nós brasileiros não poderíamos ficar de fora.

Referência: João Sedycias
http://www.sedycias.com/porqueesp.htm

Postado pela Profª Alcione Nunes Meneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário