quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Um olhar diferente: Educação à Distância

Nos dias atuais, a Educação se apresenta cada vez mais complexa, porque a sociedade vai tornando todos os campos mais complexos, exigentes e necessitam de aprendizagem contínua. A Educação acontecerá cada vez mais ao longo da vida, de forma seguida, mais inclusiva, em todos os níveis e modalidades e em todas as atividades profissionais e sociais. Ultimamente, a mesma está incorporando tecnologias, funções e diversas atividades; este momento do conhecimento em que vivemos é bastante particular. Nunca antes a sociedade humana havia presenciado tamanhas transformações no que diz respeito à informação e ao conhecimento. Esses fatos criam uma demanda por um constante aprendizado por parte de todo tipo de profissional, da mesma forma que determinam as ações das empresas em busca da oferta de conhecimento e treinamento a seus funcionários.
No Brasil, o que se percebe é que há uma espécie de corrida em busca do tempo perdido. Após a hegemonia da transmissão em rede aberta de programas educativos por parte de emissoras de televisão durante os últimos trinta anos ( Telecurso Segundo Grau ,Telecurso 2000, iniciativas do Canal Futura e da TVE, o programa “Nossa Língua Portuguesa”, sucesso do professor Pasquale, entre outros ), tanto o governo, através do Ministério da Educação, como as Universidades de forma isolada, vêm tentando ocupar o espaço da produção e veiculação do conhecimento a distância. A perspectiva é de que se ampliem de forma acelerada a oferta e também a procura de cursos a distância nos mais variados formatos e conteúdos. É nesse contexto que a EAD (EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ) se apresenta como candidata para cobrir a oferta de cursos, saindo do cenário de da sala de aula para ocupar muitos espaços virtuais, profissionais e também presenciais; troca a figura do professor como centro da informação para incorporar novos papéis como os de mediador, de facilitador, de gestor, de mobilizador. O aluno individual por sua vez incorpora o conceito de aprendizagem colaborativa, no qual aprendemos também juntos, participamos e contribuímos para uma inteligência cada vez mais coletiva. Anteriormente, a EAD era vista como uma forma inferior de modalidade de Educação, destinada a ensino profissionalizante para indivíduos que não tinham condições de pagar por um curso regular, ou haviam sido fracassado no sistema de Educação regular; sua credibilidade também foi muito questionada no que tangia às avaliações, uma vez que o aluno prestava seus exames em casa e depois os enviava pelo correio, fato que não impedia a fraude. Felizmente esta mentalidade caiu por terra, pois, o que vemos agora é a democratização do ensino.
Hoje estamos vivendo o que é chamado de Sociedade da Informação e estamos acostumados a ouvir o termo Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's).
As sucessivas inovações das TIC's aplicadas ao ensino, caracterizam a intensificação dos processos de EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA , como uma das tendências mais marcantes do final do último milênio. Apesar de utilizado há várias décadas, principalmente na América do Norte e Europa, a Educação a Distância , vem se configurando como uma das forças mais inovadoras para o aprendizado em todos os níveis:
Formação e capacitação profissional - É cada vez maior o número de empresas que descobrem as vantagens do treinamento a distância para a capacitação e atualização de seus funcionários, não somente por conta da redução dos custos, mas principalmente pela possibilidade de envolver um grande número de pessoas ao mesmo tempo e em regiões distantes
Capacitação e atualização de professores - Apesar de inscrever-se no item acima merece destaque, no caso brasileiro, esta questão, dadas as características de nossos quadros de professores, notadamente aqueles responsáveis pela educação de jovens. Contudo, é importante salientar, que não bastam programas esporádicos de formação de professores para que o problema da capacitação para o magistério profissional seja minimizado.
Educação aberta e continuada - Por meio da educação a distância é possível promover-se a proliferação de experiências de grande alcance social, para a formação cultural da nacionalidade, dando acesso à EDUCAÇÃO a grandes contingentes afastados das instituições formais de ensino, ou que têm dificuldade de acesso a elas.
Aprendizado para adulto
Estudantes impossibilitados Os cursos oferecidos são extremamente variados, flexíveis e "customizados"; proporcionando maiores oportunidades para o público ( aluno ) que não dispõe de tempo e nem de muitos recursos para realizá-lo.
Eliseu Martins em seu livro "Contabilidade de Custos" [Martins, 1998], considera seis tópicos importantes para escolha de qualquer curso ( seja ele presencial ou à distância ): gasto, investimento ( não pensar só em recursos financeiros, mas, também, na questão profissional ) , despesa, desembolso, perda e custo.
Também deve-se levar em consideração a qualidade do Curso oferecido ( Instituição Mantenedora, profissionais envolvidos, materiais e recursos didáticos oferecidos, possibilidades de campos de pesquisa, oferecimento de suporte didático-pedagógico, curso credenciado pelo MEC ).
Baseando-se nestes, podemos observar que a EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA e a EDUCAÇÃO PRESENCIAL se equivalem; sendo que a EAD apresenta algumas vantagens, das quais podemos citar claramente:
 
1 .Apresentação seqüencial do conteúdo,

2. Baixo custo de manutenção,

3. Estímulo à auto-aprendizagem,

4. Ênfase na palavra escrita,

5. Utilização de múltiplos canais de ensino-aprendizagem como Internet, TV, DVD.. ( TIC's).;

6. Flexibilidade do programa de ensino, possibilitando que o estudante aprenda no seu próprio ritmo;

7. Conforto, que o estudo adequado à realidade do estudante traz e;

8. A diminuição da possibilidade do estudante ser exposto a punições desnecessárias emitidas pelo professor e/ou colegas em sala de aula. (Moura Lima, Anderson de – Rede Psi - 09/07/08 )
Moran cita em “O que é um bom curso a distância?”como devemos escolher um CURSO À DISTÂNCIA : “Um bom curso de educação a distância procura ter um planejamento bem elaborado, mas sem rigidez excessiva. Permite menos improvisações do que uma aula presencial, mas também deve evitar a execução totalmente hermética, sem possibilidade de mudanças, sem prever a interação dos alunos. Precisamos aprender a equilibrar o planejamento e a flexibilidade (que está ligada ao conceito de liberdade, de criatividade). Nem planejamento fechado, nem criatividade desorganizada, que vira só improvisação”.

Ao contrário do que muitos pensam, fazer curso a distância não é uma "moleza", embora ofereça maior flexibilidade do que um curso presencial. Na modalidade À DISTÂNCIA o interesse, o esforço e a disciplina do aluno são fatores essenciais para a um bom aproveitamento e conclusão do curso.
Confesso, que particularmente, também tinha esta visão de “um curso fácil”, até realizar meu primeiro curso em EAD. Ano passado, realizei o curso de EDUCAÇÃO FISCAL, oferecido pela Escola de Administração Fazendária - ESAF em parceria com a SED/MS. A princípio, um curso de 80 horas com a possibilidade de extensão de 120 horas ( com a realização de um Projeto dentro da àrea de EDUCAÇÃO FISCAL ). Num primeiro momento, quando me inscrevi,estava muito curiosa para saber como seria a Metodologia Utilizada num curso em EAD ( já que você não vê professor e nem ele te vê ), acreditei que “ tiraria o curso de letra”; mas, logo de início percebi que as coisas não eram como eu pensava. Todos os dias tinha que acessar o site da ESAF e entrar no link SALA DE AULA, deveria ler os textos ( divididos em 4 módulos ) , participar dos FÓRUNS, entrar na sala de CHAT, entrar em contato com outros colegas de curso par trocar idéias e opiniões. Tive que reorganizar meus horários para que todos os dias pudesse acessar 1 hora o conteúdo em site. Recebi também material didático- pedagógico ( Apostilas em módulos e um CD ROM ) com o conteúdo do curso. Todos os dias, recebíamos orientações do Tutor; que sempre solucionava as dúvidas imediatamente. Para quem não está acostumado à esta rotina ( eu, por exemplo!!! ) , devo dizer que você acaba por entrar numa disciplina de estudos, pois, todos os dias você tem um compromisso. Ao final de cada módulo, havia uma Avaliação. Na 1.ªme sai bem, já na 2.ª não alcancei a média (brinquei um pouco é verdade! ), só que daí por diante resolvi levar as coisas a sério. Nas outras duas Avaliações me sai bem e recuperei a média perdida e fui aprovada no curso. A seguir, elaborei um Projeto sobre “ A compra de votos no Brasil ( como conscientizar a População)”, neste Projeto utilizei os recursos didáticos e metodológicos que possuo ( experiência Pedagógica, usando as Tecnologias Educacionais e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS para conscientizar a comunidade Escolar sobre a problemática ). Meu Projeto foi aprovado ( e elogiado!!! ) pelo tutor. Devo dizer, que a partir deste curso, vejo a EAD com outros olhos, pois, percebi que o curso teve a mesma importância, a mesma responsabilidade que um CURSO PRESENCIAL e foi até melhor porque me “obriguei” a voltar ao hábito de estudar todos os dias ( coisa que muitas vezes, quando você está num CURSO PRESENCIAL, acaba por não realizar ).
Hoje, acredito e até recomendo aos meus colegas que realizem cursos em EAD; pois, a qualidade é excelente e é necessário conhecer os meios mais modernos e empregá-los, sob pena de se tornarem educadores obsoletos em face de um mundo globalizado e cibernético.

PROF.ª MARILU RIBEIRO R. MENDES

Para saber mais sobre assunto, acesse:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm
Mais textos sobre Comunicação, Tecnologias e Educação podem ser lidos em : www.eca.usp.br/prof/moran
http://www.tvebrasil/salto

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