terça-feira, 10 de novembro de 2009

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Como professora do ensino fundamental e médio, formada em biologia, procuro ser além de professora amiga dos meus alunos. Eles tem curiosidade em saber: por que decidi ser professora? Se o curso que escolhi como formação profissional é interessante? Se é gratificante ser professora? Se eu gosto do que faço? Se é muito difícil fazer uma faculdade? Entre outros questionamentos sobre os conteúdos ministrados em sala.
Eu, como profissional, busco preparar meus alunos para vencer na vida, tornando-os preparados para o mercado de trabalho.
Nas minhas aulas busco sempre interagir com os alunos, através de perguntas, debates e seminarios apresentados. Quando as aulas estão muito monotonas (cansativas), busco sempre idéias para inovar a metodologia de ensino.
Os alunos são meus parceiros dentro de sala, pois aprendo muito com eles, é uma troca de informação, pois somos educadores, e não máquinas de conhecimento.
Meus colegas de profissão me ajudam muito, pois ainda sou novata na profissão (apenas um ano em sala de aula), e muitas vezes não sei como agir diante de uma dificuldade encontrada. Mas essas barreiras apenas acrescentam para melhorar minha vida como profissional.
Em relação a forma de ensinar, sempre faço mudanças, pois a realidade de cada sala é diferente, por exemplo, a maneira que ensino em uma sala nem sempre funciona para outra, a assimilação de conteúdo é diferente de aluno para aluno, por isso há necessidade de mudanças sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário