domingo, 22 de novembro de 2009

Quem sou como professor e aprendiz?

Acredito que todo o professor deve despertar a curiosidade dos alunos para as aulas que prende realizar; durante esse período como educadora procuro que os meus alunos se envolvam durante as aulas que estão sendo exposta, e desenvolva as práticas proposta para as aulas. Quando isso não acontece devemos modificar a madeira de passar o que pretendemos, as informações de um currículo proposto nem sempre são interessante para aquele grupo de alunos ou até mesmo eles já estão ciente de tal informação. Com isso procuramos interagir a sua informação com as informações que pretendemos passar para eles através da troca de saberes.
O aluno deve ter a autonomia de expor suas idéias e seus pensamentos ao realizar uma determinada atividade, o educando tem o direito de ser preparado para desenvolver seus pensamentos, e ter um conceito próprio de novos sistemas culturais, e aceitar em alguns que já estão pré-determinados, ele deve saber respeitar as diversas culturas, e procurar quais são as características dessas culturas, para poder entendê-las; o professor é o incentivador para tal prática.
A troca de informações entre os colegas de trabalho sempre é interessante e viável na educação e acredito que em todos os setores isso é necessário. Sentimos realizado quando algumas mudanças dão certas durante a realização do nosso trabalho, e essas mudanças dão resultados positivos, para a aprendizagem do educando. Pois o alvo principal de um educador aprendiz é saber que suas informações foram válidas para que o aluno saiba utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento.
Todos os dias estamos aprendo, pois nesse sistema educacional que sempre está cheios de mudanças e novas informações, não devemos ficar parados para ver acontecer, devemos sim acreditar nessas mudanças e fazer com que elas sejam sempre melhores, acreditar nelas e ser um aprendiz durantes tais mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário